segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quem controla quem, estado e economia.

Ato 1


A mão invisível reguladora do mercado até pode existir, mas mostra o dedo do meio pra sociedade.



 O propósito de um sistema econômico é  produzir mais com menos, ou seja, economizar. É justamente na direção contraria que as grandes empresas e todo nosso sistema se apóia, a falta de economia é proposital com a obsolência programada. Esgota-se recurso a troco de crescimento, nada mais importa, esse é o objetivo inicial e final.

Uma empresa deve crescer pra sempre? Quanto é suficiente? 500 milhões ou 10 bilhões, qual a real diferença?

Ato 2


Empresas são entidades com direito a propriedade e conta bancaria, podemos falar que o setor de rh tomou a decisão e não a Patricia e seus assessores. O problema é que essa pessoa jurídica não liga pra nada, não possui senso ético e moral, todo seu objetivo é o crescimento e lucro

Uma empresa não da a mínima caso seu produto mate 6 milhões de pessoas por ano. Também pouco importa se esta infringindo uma lei ou causando malefícios ao seu usuários, tudo que é preciso ser levado em cota é o jogo probabilístico do valor da multa, chances de ser descoberto e lucro em potencial, se a multa vale o risco, dane-se a consequência social. Um CEO de uma grande siderúrgica  ate pode se preocupar com os problemas ambientais, mas e seus acionistas?


Ato 3


Quando um jovem americano parte em missão ao Iraque vai defender seu estado e valores ou defender o interesse das empresas petrolíferas? O que podemos dizer quando a FIFA chega no brasil e passa por cima de suas leis ?

Muitas multinacionais são maiores que países inteiros, dinheiro é poder. A lei não se aplica a essas grandes empresas, na verdade a legislação e o estado são instrumentos das corporações. Não adianta cobrarmos ética dos políticos, pois político ético não sobe ao poder. Campanhas multimilionárias são investimentos, patrocínio político legal.  Não se vota em candidato A ou B, não adianta, temos algo maior por trás.

Parece-me ser a única saída: Ou o estado controla a economia ou a economia controla o estado.


O documentário 


Não me acho apto a discorrer profundamente sobre o tema, o objetivo do tópico é levantar questionamentos e principalmente apresentar esse documentário:







Nenhum comentário:

Postar um comentário